1 2 3 4 5

Censo Escolar 2010 faz comunicado a Assessores e Diretores

A equipe do Censo Escolar, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibiliza arquivos (relatórios/planilhas) encaminhados pelo INEP, neles constam Turmas sem Docentes vinculados na escola.É preciso que sejam corrigidos até o dia 18/10/2010 no Sistema Educacenso- (www.educacenso.inep.gov.br), já disponível para acesso das escolas.
A coordenadora do Censo Escola em Mato Grosso, Josinete Aparecida Ferraz, informa que os arquivos estão filtrados por dependência administrativa, para rede estadual, municipal, federal e privada e por escola. A não correção dessas informações implica na publicação do Resultado Final.
Está disponível também no menu do Educacenso o encarte da Saúde para o preenchimento do Formulário por todas as escolas. Não há necessidade de retificar o Fechamento, ou seja, pode ser preenchido sem retificar o Censo.
Confira os arquivos no site da SEDUC
http://www.seduc.mt.gov.br/

Assessoria/Seduc-MT
Ler Mais

Google corrige vulnerabilidade no Orkut que 'infectou' rede social neste sábado 25.09.2010

O Google afirma que já corrigiu a falha de segurança que afetou o Orkut neste sábado (25) e que os usuários podem voltar a utilizar a rede social normalmente. Entretanto, há relatos de alguns usuários de que o ataque continua ativo, mesmo após anúncio da correção pelo Google.
Pela mensagem “Bom Sábado”, usuários da rede social foram contaminados com um script que reenviava a mesma mensagem para todos os contatos de sua lista e forçava sua adesão à comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut".
"Continuamos estudando a vulnerabilidade para ajudar a evitar problemas semelhantes no futuro", declarou a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa.
Conforme o Google havia informado anteriormente, o ataque à rede social não contém nenhuma “atividade maliciosa”. A recomendação da empresa aos usuários durante o período era para que desabilitassem o JavaScript em seus navegadores de internet como meio de protegerem suas contas.
A vulnerabilidade é muito semelhante à explorada nesta semana no Twitter e aproveita uma falha XSS (cross-site scripting) para se replicar. No caso do Twitter, a brecha de segurança foi divulgada por Pearce Delphin, australiano de 17 anos. No Brasil, a autoria do bug foi reivindicada por Rodrigo Lacerda, pela comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut".

''O DNA do Orkut mudou''

O Orkut é a rede social mais usada no Brasil e já tem mais de 85 milhões de usuários em todo mundo, 53 milhões deles no país.
A rede apresentou mudanças no design dos perfis no final de agosto deste ano. Passou a ser uma ferramenta para reunir círculos sociais diferentes e não apenas “amigos” indistintamente.
Ler Mais

O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência

O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência é uma campanha mundial destinada a melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção moderna e reduzir os altos índices de gravidez indesejada ou não planejada em todo o mundo. Em cada ano a campanha enfoca um tópico diferente de saúde reprodutiva, sob o título global "Sua Vida". O tema da campanha de 2007 foi "Viva a sua vida antes de iniciar outra", de 2008 foi "Sua Vida, Sua Decisão", de 2009 foi "SUA VIDA, SUA VOZ", e neste ano é "SUA VIDA. SUA RESPONSABILIDADE", ambos com o objetivo de educar os jovens sobre o sexo seguro e responsável e as opções de contracepção com o objetivo de conscientizá-los sobre as consequências de uma gravidez não planejada e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, existe a situação alarmante de que em um de cada dez nascimentos a mãe ainda é uma criança.(1)
Todos nós, em qualquer estágio da vida, temos perguntas sobre a nossa sexualidade, nosso corpo e nossa saúde sexual. A vida pode ser agitada, e nem sempre é fácil achar informações corretas quando precisamos delas. O objetivo deste website é ajudar você a responder a estas perguntas, proporcionando conselhos e recursos para uma série de tópicos relacionados com a sua saúde reprodutiva e sexual. Quer você esteja tendo uma relação sexual pela primeira vez, pensando em mudar a forma de contracepção ou esteja preocupado com doenças sexualmente transmissíveis, encontrará aqui informações para sua orientação e respostas a muitas de suas perguntas.
Ler Mais

Evento sobre o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula

Esse evento foi uma promoção da Assessoria Pedagógica-Torixoréu e do CEFAPRO-Barra do Garças desenvolvido com os professores da E.E. Arthur da Costa e Silva e E.E. Febrônio Rodrigues, seu maior objetivo foi fazer com que os presentes refletissem sobre o processo de ensino-aprendizagem, procurando melhorar o ensino em sala de aula. O desenvolver da aprendizagem e o interesse dos professores no melhoramento do projeto na escola foi uma das metas alcançadas e a metodologia e avaliação no ciclo de formação humana fez com que os professores refletissem sobre o processo em geral,fazendo assim um dos critérios desse evento. Esteve presente no evento Dinamara(coordenadora pedagógica do CAFAPRO-BG), Rosimeire(formadora e responsável pelo salário dos professores do municipio e também pela sala do professor), Brigite(formadora do CEFAPRO-BG) e a Assessora Pedagógica do municipio, Maria Ramos.

Acesse as fotos deste evento=>
Ler Mais

Conferência irá debater a gestão democrática nas escolas estaduais

Pela primeira vez, a Educação Pública de Mato Grosso irá realizar uma conferência específica para debater a Gestão Democrática no Ensino Estadual. A I Conferência da Gestão Democrática (Conged) será realizada nos dias 21 e 22 de setembro, a partir das 14 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A gestão democrática da Educação Estadual foi estabelecida por meio da Lei 7040/98 e já completa 12 anos.
A Conged tem o objetivo de fortalecer a gestão democrática nas unidades escolares estaduais de Mato Grosso, com vistas a garantir o direito a uma educação de qualidade. Está prevista a participação de professores, funcionários, alunos, pais, entidades públicas que atuam na área da educação e representantes da sociedade civil organizada.
Além destes segmentos, pelo regimento do evento terão participação garantida delegados das seguintes instituições: Sindicato dos Profissionais do Ensino Público (Sintep), Conselho Estadual de Educação (CEE), Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), também as Assessorias Pedagógicas e Cefapros, unidades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A I Conged já teve duas instâncias. De 18 a 30 de agosto foram feitos debates e elaboração de propostas nas unidades escolares. Em seguida, de 18 a 31 de agosto, foram realizados debates nos municípios.
Para a secretária de Educação do Estado, Rosa Neide Sandes de Almeida, a gestão democrática “sempre foi pensada como decisão coletiva de relações, sendo construídas cotidianamente na escola e no sistema estadual, em todas as suas dimensões”. De acordo com ela, este tipo de gestão “implica na permanente construção de diálogos dentro e fora da escola, que envolvem não apenas a comunidade escolar, mas gestores, representantes sociais, trabalhadores, estudantes, enfim, toda a sociedade”.
Rosa Neide destaca ainda que esta construção não é um caminho fácil. Ela elenca, por exemplo, alguns dos desafios diários deste processo: “Como estruturar a escola para que possa enfrentar as complexidades postas pela gestão democrática” e “Como consolidar processos que resultem da construção de uma cultura de trabalho coletivo e de respeito ao que foi democraticamente definido”?
A superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Catarina de Arruda Cortez, reforça esses desafios, ao apontar que a consolidação de uma gestão democrática no interior da escola não é um processo espontâneo, nem fácil. “Precisamos ter claro que a dinâmica das relações de poder na própria sociedade, poderá dificultar o avanço do processo no seio da escola, sendo necessária vigilância constante e continuado esforço humano coletivo, em função de tomar e implementar decisões de grupos e não de indivíduos”, argumenta.

Para maiores informações sobre a Conged, há um link específico no site da Seduc (www.seduc.mt.gov.br), na guia “Programas e Projetos”, no menu do lado esquerdo da página.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
Ler Mais

Projeto Rádio Interativa Inform@rthur

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

Objetivo Geral

• Desenvolver práticas pedagógicas solidárias e colaborativas que permitam a comunidade escolar dar respostas construtivas dos problemas de convivência diária, além de propiciar melhora na compreensão e na aprendizagem das várias linguagens.

Ler Mais

Projeto “Nossa Escola, Nossa História”

O Projeto “Nossa Escola, Nossa História” tem como propósito resgatar a história da Escola Estadual Arthur da Costa e Silva desde a sua fundação até os dias atuais. Foi fundada em 27 de dezembro de 1968 nesta cidade de Torixoréu e recebeu esse nome em homenagem ao então Presidente da Republica o Marechal Arthur da Costa e Silva, segundo governante do regime militar. A referida instituição foi criada com o objetivo de oferecer o Ensino Fundamental à população local que anteriormente daqui se deslocava para outras cidades para dar continuidade aos estudos. Atualmente a mesma oferta tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio permitindo o acesso dos estudantes a conhecimentos indispensáveis à sua inserção social.

No decorrer de sua existência a Escola Estadual Arthur da Costa teve um papel fundamental na formação do cidadão torixorino. Por esta instituição já passaram diversos funcionários e estudantes. E, no entanto observa-se que nos dias atuais pouco se conhece a história da escola. Por esse motivo surgiu a idéia de se desenvolver esse projeto com o intuito de resgatar a história e a memória da escola Arthur da costa e Silva por meio do levantamento de fotos, depoimentos, identificação de ex- alunos e funcionários. Todo o material adquirido com a comunidade externa e os produzidos com os alunos atuais como maquete, poesias, memórias literárias será exposto para os estudantes e a para a comunidade torixorino no Sábado Cultural dia 12 de dezembro de 2010 nas dependências da escola Arthur da Costa e Silva
Contribua com o projeto: Nossa Escola, Nossa História.
· Dê seu depoimento dizendo o que representeou a escola Arthur da Costa e Silva em sua vida.
· Disponibilize fotos antigas da escola que mostre atividades desenvolvidas com os alunos, que retrate o espaço físico do prédio.
· Relate uma história interessante que vivenciou nesse espaço ou o que mais te marcou.
· Disponibilize atividades antigas realizadas por alunos ou professores.
· Documentos.
Todo o material arrecadado ficará arquivado na escola para pesquisas futuras e o objetivo maior é publicar uma revista. Que puder disponibilizar qualquer material ou tirar alguma dúvida poderá procurar a professora Érica Núbia na escola Arthur da Costa e Silva ou acessar o e-mail – nossaescola,nossahistória@hotmail.com.
Ler Mais

Conferência de gestão democrática está com inscrições abertas

Está aberto, até o dia 8 de setembro, o prazo para o envio de propostas sistematizadas e dos nomes de representantes escolhidos para a I Conferência de Gestão Democrática do Ensino Estadual (Conged). Estas inscrições devem ser feitas em 14 Assessorias Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e no Cefapro de São Felix do Araguaia.
A Conged será realizada nos dias 21 e 22 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo é avaliar e fortalecer a gestão democrática nas unidades escolares estaduais de Mato Grosso, visando garantir o direito a uma educação de qualidade. A gestão democrática foi estabelecida na Rede Estadual de Educação por meio da Lei 7040/1998 (está completando 12 anos).
Está prevista a participação de todos os municípios do estado, além de representantes de instituições como o Sindicato dos Profissionais do Ensino Público (Sintep), Conselho Estadual de Educação (CEE), Associação Mato-Grossense dos Estudantes (AME), União Nacionais dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). Também, das Assessorias Pedagógicas e dos Cefapros.
O processo para a realização da I Conged ocorreu de 10 a 30 de agosto, com debates nas unidades escolares. Em seguida, de 18 a 31 de agosto, foram realizados os debates municipais.
Estes são os objetivos da conferência: I – Fortalecer a Gestão Democrática participativa, transparente e descentralizada nas unidades escolares estaduais;
II - Consolidar uma dinâmica de participação intensa pelo envolvimento de diferentes segmentos das comunidades educacionais; III – Analisar os indicadores do “Diagnóstico do Processo de Gestão Democrática”; IV – Debater sobre aspectos relevantes da Lei nº 7.040/1998 e suas alterações abordados no diagnóstico; V – Conferir e deliberar coletivamente, a partir do debate dos indicadores, a necessidade e pertinência de indicar eventuais proposições para alterações da legislação em vigor.
As inscrições para a Conged devem ser feitas nas Assessorias Pedagógicas dos seguintes municípios: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Rondonópolis, São Félix do Araguaia (no Cefapro), Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sinop e Tangará da serra.

Para maiores informações sobre a Conged, há um link específico no site da Seduc (www.seduc.mt.gov.br), na guia “Programas e Projetos”, no menu do lado esquerdo da página.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
Ler Mais

Curso de Altas Habilidades abre inscrições para professores do interior

O Centro de Apoio e Suporte da Inclusão da Educação Especial (Casies) abre inscrições para os profissionais de educação especial do interior de Mato Grosso para o curso Altas Habilidades/Superdotação.
O curso será oferecido com o objetivo de trocar experiências com professores e profissionais da educação para a inclusão da educação, identificar caminhos para o trabalho e usar da criatividade para apoiar e subsidiar os professores e profissionais da educação com relação às necessidades de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação.
O curso será nos dias 13 a 17 de setembro, em período integral, somando uma carga horária de 40h/a.
As vagas são limitadas e devem ser feitas no Casies, ou pelos telefones, (65) 3623-7612 e 9983-3923, falar com Liliane ou Márcia.

HELENICE STELA
Assessoria/Seduc-MT
Ler Mais

Lei inclui disciplina de música nas Escolas Estaduais

Mato Grosso já tem uma lei que inclui a disciplina de música nos conteúdos curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, da Rede Estadual. Esta Lei, de número 9.437, publicada no Diário Oficial do dia 16/08, determina que caberá à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) regulamentar os procedimentos para a definição dos conteúdos e a carga horária da disciplina.
O ensino de música nas escolas foi disciplinado pela Lei Federal n.º 11.769, de 18/08/2008. Esta alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelecendo que “a música deve ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular...”.
Pela Lei aprovada em Mato Grosso, as aulas de música devem ser ministradas por professores pertencentes ao Quadro Lotacional das Escolas. Caberá à direção das unidades escolares e às Assessorias Pedagógicas providenciar para que haja professores disponíveis e aptos a ministrar estas aulas.
A lei 9.437 estabelece ainda que, para a sua implantação, fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênios com Escolas de Música e Conservatórios Musicais estabelecidos no âmbito do Estado. Fica determinado que a Seduc tenha um prazo de 35 meses para regulamentar esta Lei.
Esta nova disciplina, pela legislação aprovada, terá os seguintes objetivos: I - estimular: a) a criatividade; b) a memória; c) a leitura rápida e dinâmica. / II - trabalhar: a) a lateralidade e coordenação motora; b) a percepção; c) discriminação visual e auditiva; d) a postura. / III - desenvolver: a) rapidez de raciocínio; b) auto-estima; c) a socialização; d) a organização e disciplina; e) a sensibilidade musical.
O Projeto de Lei que originou esta norma foi uma iniciativa do deputado estadual Sebastião Rezende.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Ler Mais

Uso das tecnologias na Educação é tema de seminário

O uso das tecnologias da informação e comunicação já está sendo absorvido e utilizado pela Educação Pública em Mato Grosso. Por exemplo, mal acabou um seminário de Tecnologia Educacional, no Cefapro de Juína, na semana passada e avaliação do evento em pouco tempo já estava pronta.
Isto foi possível graças à utilização dos recursos da informática. A avaliação, on line, pode ser preenchida no próprio local do evento, no Laboratório do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação, do pólo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Também, pela utilização de formulários de pesquisa num site da Coordenaria de Formação em Tecnologia Educacional, da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação. O que também ser feito no dia seguinte nos computadores das escolas onde trabalham os participantes do seminário.
Foram produzidos gráficos, com notas de 1 a 10, sobre a avaliação dos participantes quanto às palestras de formação continuada e apresentação de casos por diretores de escolas e professores. Também foi feita uma avaliação textual, com os participantes registrando os pontos positivos e propostas de melhoria.
O I Seminário de Tecnologia Educacional de Juína, “Tecendo Pontos da Rede”, foi realizado de 23 a 25 de agosto. O evento contou com a presença de técnicos da Secuc, do MEC, de todos os Cefapros do estado e dos Laboratórios de Informática Educativa (LIEDs) de todas as escolas do pólo de Juína.
Conforme o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, os educadores de Mato Grosso estão se articulando, nesses eventos, para construir uma rede, por meio de blog e sites, interligando todas as escolas e Cefapros. Este foi um dos objetivos do seminário, além de propiciar à estimulação de todos os professores do Ensino Fundamental e Médio, para a utilização das tecnologias em suas práticas educativas, a fim de as aulas se tornem melhores, mais atrativas e contextualizadas. O andamento destes processos foi avaliado no seminário.
A abertura do evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura de Juína. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito local, Altir Peruzzo e o coordenador do Sistema de Integração do Proinfo Integrado, do MEC, Adonay Tarcísio Marques de Souza.
Foram apresentados casos de sucesso na utilização de recursos tecnológicos, por exemplo, pelas escolas EE “Iara Maria Minotto Gomes”, de Juara, da EE “Rosmay Kara Jose”, de Novo Horizonte do Norte. Também foram feitas apresentações pelos técnicos dos LIEDs e pelos professores formadores dos Cefapros presentes.
Os educadores recebaram conteúdos ainda como uma oficina de criação de formulários; uso das tecnologias no processo de Ensino-Aprendizagem; cenários e perspectivas do Programa TV Escola; criação de blogs e até um curso sobre os jogos de dama e xadrez.
As informações geradas no seminário podem ser acessadas no site da Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, no seguinte link: http://www.tecmt.com.br.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Ler Mais

Termina dia 26 de agosto inscrições para 2ª Licenciatura

Termina nesta quinta-feira ( 26/08) as inscrições para a Segunda Licenciatura para professores em exercício na Educação Básica Pública. Os cursos ofertados gratuitamente pela Universidade Federal de Mato Grosso, terão duração de dois anos e serão ofertados na modalidade presencial, durante o período de férias.
Para participar os professores interessados deverão entrar em contato com as Assessorias Pedagógicas dos respectivos municípios. Os cursos oferecidos são de Física (Barra do Garças), Matemática (Barra do Garças), Ciências Biológicas (Chapada dos Guimarães e Rondonópolis), Língua Espanhola (Chapada dos Guimarães), Geografia (Cuiabá e Rondonópolis), História (Rondonópolis e Várzea Grande), Língua Inglesa (Rondonópolis e Várzea Grande).
A superintendência de Formação da Secretaria de Estado de Educação comunica aos interessados em cursar 2ª Licenciatura em áreas não contempladas na listagem citada, que encaminhem solicitação. Conforme a demanda poderá abrir o curso se existir número de candidatos para formar turma.
Para outras informações entrar em contato por e-mail mirta.kehler@seduc.mt.gov.br ou tiana.menezes@seduc.mt.gov.br . Telefones de contato (65) 3613.6319/6440, falar com Mirta ou Tiana.
Ler Mais

Seduc orienta às escolas práticas preventivas à baixa umidade do ar

Aumentar a ingestão de líquidos, umidificar os ambientes, evitar aglomerações em locais pouco ventilados e até mesmo inserir suco na merenda escolar são algumas das orientações repassadas para as escolas, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo é a redução dos impactos causados pela baixa umidade do ar em Mato Grosso.
Desde o início da semana, a Seduc, monitorada pelos boletins encaminhados pela Defesa Civil do Estado, acompanha os índices de umidade relativa do ar e reforça, com os gestores, as práticas para minimizar os danos à saúde dos estudantes e de toda a comunidade escolar. Ao todo, foram elaborados oito tópicos prioritários.
A superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez, informa que as medidas são apenas um reforço às práticas já conhecidas pelos educadores. “Todos os anos a região sofre com os impactos causados pela baixa umidade do ar. Nós apenas fortalecemos as orientações e práticas já adotadas pelas escolas“, diz. Conforme a superintendente, a meta é prevenir danos à saúde dos estudantes, para que estes consigam ter um bom desempenho escolar.
A Defesa Civil informa que os impactos do tempo seco na rotina escolar levaram a elaboração de uma cartilha orientativa que deve chegar as salas de aula até outubro. Segundo o técnico do órgão, Mário Oliveira, o material está sendo elaborado, e deverá ser divulgado em palestras nas escolas. No conteúdo estão orientações da Organização Mundial de Saúde, para questões do clima, e ainda observações sobre a realidade de Mato Grosso. Enquanto o trabalho não está concluído, são recomendadas as práticas difundidas pela Seduc nas Escolas.

Orientações da Seduc-MT

Aumentar a ingestão de líquidos, orientando os alunos para que levem suas garrafinhas de água para a sala de aula; Não praticar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h; Usar roupas leves; Umidificar os ambientes fechados (salas de aula) e abertos (pátio; jardim), colocando balde d’água; Servir suco junto à alimentação escolar, priorizando alimentos leves e de fácil absorção pelo organismo; Sensibilizar a comunidade escolar quanto à necessidade de se proter contra os raios solares, orientando para o uso de chapéu ou boné, filtro solar, protetor labial; Abrigar-se do sol preferencialmente em áreas arborizadas; Evitar aglomerações em ambientes pouco ventilados.

Assessoria/SEDUC-MT
Ler Mais
 
Rádio Interativa Inform@rthur | by TNB ©2010 | Modificações Wanderson Martins ©2011