1 2 3 4 5

Passeio na Águas Quentes

No inicio do ano letivo de 2010 a Gestora da Escola Estadual Arthur da Costa e Silva Susiane Rocha, propôs realizar um passeio com os alunos desataque de cada sala, com o intuito de incentivar os mesmos a dedicar-se mais aos estudos. Sendo uma forma de reconhecer seus esforços.

Para acontecer a premiação alguns professores reuniram-se com a Gestora para estabelecerem os critérios a serem utilizados para a escolhas dos 30 alunos que se destacaram no primeiro semestre.

Critérios Utilizados pelos professores na escolha dos alunos :

  • Assiduidade

  • Notas/Relatório

  • Comportamento

  • Desenvolvimento

  • Interesse

  • Participação dos alunos em eventos da escola

Após os critérios estabelecidos entre alguns professores reuniram-se novamente e decidiram quais alunos atenderam todos os critérios acima citados.

Acessem a lista dos alunos

No próximo semestre terá um novo passeio com os alunos destaques e também uma premiação sendo que os alunos concorrerão aos seguintes prêmios :

  • Câmera digital

  • TV – 21”

  • Celular

  • Mp4

  • DVD

Acessem as fotos do passeio



Ler Mais

Projeto Sala de Professor Escola Arthur 2010

OBJETIVO GERAL

• Aprofundar os conhecimentos teóricos – metodológicos que contribuam para a elaboração de intervenções problematizadoras e planejamentos adequados ao atendimento, à diversidade e às necessidades de aprendizagem dos alunos em sala de aula, adotando assim uma postura ativa e reflexiva por parte do professor pesquisador.
Ler Mais

Projeto Horta Pedagógica

OBJETIVO GERAL

Facilitar a compreensão e identificação de cada etapa do ciclo vital, utiliza – lá como ferramenta de modelagem matemática para o ensino, estimulando a modificação de atitudes e práticas pessoais entre os alunos. Assim estaremos promovendo a educação ambienta e o estudo da matemática em todos os níveis de ensino, e a conscientização para a preservação do meio ambiente através do manuseio ecologicamente correto do solo, e viabilizar a utilização de pequenos espaço evitando o desmatamento e a degradação desnecessária.
Ler Mais

Acompanhe sua inscrição aqui


Atenção! Cartão de confirmação de inscrição chegará entre 4 e 25 de outubro. Resultados da prova serão divulgados até 15 de janeiro de 2011.
Ler Mais

Perguntas Frequentes para o ENEM 2010

1. Quando os inscritos irão receber o cartão de confirmação, com os locais de prova? O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para o endereço informado pelo interessado no ato da inscrição, até o dia 25 de outubro. O Cartão de Confirmação contém o número de inscrição, CPF, RG, data, hora e local de prova do inscrito, com endereço completo e o atendimento diferencial solicitado, quando for o caso.
As mesmas informações estarão disponíveis futuramente na página de acompanhamento da inscrição do Enem 2010, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

2. Os locais de prova também estarão disponíveis na Internet? Sim. Os inscritos poderão futuramente acessar o sistema de acompanhamento da inscrição, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, e verificar o local definido para realização da prova. A conferência do local de realização do exame é de inteira responsabilidade do candidato. Cada local foi estipulado levando em consideração o endereço dos inscritos e município escolhido para realizar o Enem, indicados no ato da inscrição. Não haverá alteração de local de prova em hipótese alguma.

3. É possível alterar município e local para realizar a prova? Não. O município de prova foi escolhido pelo candidato no momento da inscrição, e não pode ser alterado. Quanto ao local específico para realizar a prova, definido pelo consórcio contratado, foi estipulado levando em conta o endereço do inscrito, informado no ato da inscrição, e também não será alterado em nenhuma hipótese.

4. É possível alterar dados cadastrais? O inscrito não poderá fazer alterações nos dados pelo sistema de acompanhamento de inscrição, disponível na Internet, mas poderá corrigir eventuais distorções no dia da prova, por meio de formulário específico, entregue pelo fiscal.

5. É possível alterar língua estrangeira escolhida? Não. O inscrito optou por uma das duas línguas estrangeiras oferecidas – inglês ou espanhol –no momento da inscrição, e deve responder as questões do idioma indicado.
Atenção! Haverá questões de inglês e de espanhol na mesma prova, com numeração idêntica e gabaritos distintos. Portanto, o participante deve se atentar ao idioma escolhido e transferir para a folha de respostas apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou no ato de inscrição.

6. Como será o atendimento especial/ diferenciado no Enem 2010? Haverá atendimento especial para pessoas com deficiência e diferenciado para pessoas que guardam o sábado, mulheres amamentando etc. Mas somente serão oferecidas condições especiais para realização da prova para os inscritos que, no ato da inscrição, tenham informado a deficiência reconhecida em laudo médico ou o elemento que motiva o atendimento diferenciado, destacando o auxílio necessário.
Os inscritos nessa situação devem dispor dos documentos comprobatórios da situação da deficiência ou da situação declarada para atendimento diferenciado. As informações prestadas devem ser exatas e fidedignas, caso contrário pode-se responder por crime contra a fé pública, o que acarretará eliminação do Enem 2010.
O consórcio contratado pelo Inep para realizar o exame tem entrado em contato com o participante para verificar a viabilidade de atendimento da solicitação. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos por meio do Fala, Brasil, pelo telefone 0800616161 ou por meio do formulário eletrônico, em: http://www.inep.gov.br/institucional/faleconosco.htm

7. O Enem 2010 será aplicado nos presídios e unidades socioeducativas? Sim, mas em outra data. Neste ano, mais de 600 unidades prisionais e socioeducativas das 27 unidades da Federação terão o exame. Os responsáveis pedagógicos em cada uma dessas unidades inscreveram os interessados, por meio de sistema específico.
A estrutura da avaliação nos presídios será a mesma da realizada em novembro: quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. As provas do Enem 2010 nos presídios serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro, em todas as unidades da Federação, da seguinte forma:
- no dia 6/12/2010 (segunda-feira), das 13h às 17h30 - Prova III, com Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Prova IV, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
- no dia 7/12/2010 (terça-feira), das 13h às 18h30 - Prova I, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e redação, e Prova II, com Matemática e suas Tecnologias.
Os gabaritos das provas objetivas aplicadas nos presídios serão divulgados na página do Inep até o segundo dia útil seguinte da realização das provas.
Veja mais no edital:
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=59&data=27/09/2010
Ler Mais

Brasil possui os maiores juros reais do mundo; veja as taxas de outros países

Com a decisão tomada nesta quarta-feira (20) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de manter a taxa básica de juros (a Selic) em 10,75% ao ano, o Brasil continua com os maiores juros reais do mundo.
Os juros reais descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses. Fazendo essa conta, os juros básicos no Brasil ficam em 5,3% ao ano. Em segundo, vem a África do Sul, com taxa real de 2,4%. Em terceiro, está a China, com 2%.
Na outra ponta da tabela, aparecem Grécia e Índia, com -4,4% de juros reais, e Venezuela, com -8,2%. O país latino-americano, porém, possui a maior taxa de juros nominal (sem descontar a inflação) do mundo, de 17,98%. O Brasil ocupa o segundo lugar nessa lista.
O ranking foi elaborado pelo analista internacional da Apregoa.com – Cruzeiro do Sul, Jason Vieira, com a colaboração do analista de mercado da Weisul Agrícola, Thiago Davino.
A pesquisa de juros reais não inclui todos os países do mundo, mas 40 economias relevantes.
"Guerra cambial"
A chamada "guerra cambial", que opõe os interesses de países ricos e de emergentes no câmbio, também está diretamente relacionada à Selic.
Ao possuir juros reais elevados, o Brasil se torna uma boa opção para o investidor estrangeiro. Isso faz com que aumente a entrada de dólar no país e, consequentemente, que a cotação da moeda norte-americana caia em relação ao real.
Para evitar esse fenômeno, o governo aumentou duas vezes em apenas 14 dias o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre recursos estrangeiros aplicados em renda fixa. A alíquota passou de 2% para 6%.
Ler Mais

43º Festival de Brasília divulga lista da mostra competitiva e filmes de abertura

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, previsto para 23 a 30 de novembro de 2010, divulgou a lista de filmes selecionados e as duas atrações de abertura: a cópia restaurada de “Lilian M. – Relatório Confidencial”, de Carlos Reichenbach, e o curta “50 Anos em 5”, de José Eduardo Belmonte.
Da seleção da mostra competitiva em 35mm, fazem parte seis longas e 12 curtas. Já da competição em digital, são 22 títulos em curta e média-metragem. Abaixo, seguem os filmes que participarão da 43ª edição do evento.
Mostra Competitiva 35 mm
Longas

"A Alegria", de Felipe Bragança e Marina Meliande (106min, RJ)
"Amor?", de João Jardim (100min, RJ)
"O Mar de Mário", de Reginaldo Gontijo e Luiz F. Suffiati (72min49, DF)
"O Céu Sobre os Ombros", de Sérgio Borges (72min, MG)
"Transeunte", de Eryk Rocha (100min, RJ)
"Vigias", de Marcelo Lordello (70min, PE)
Curtas
"A Mula Teimosa e o Controle Remoto", de Hélio Villela Nunes (15min, SP)
"Acercadacana", de Felipe Peres Calheiros (19min58, PE)
"Angeli 24 horas", de Beth Formaggini (25min09, RJ)
"Braxília", de Danyella Neves e Silva Proença (16min,30, DF)
"Cachoeira", de Sergio José de Andrade (13min47, AM)
"Café Aurora", de Pablo Pólo (19min, PE)
"Contagem", de Gabriel Martins e Maurilio Martins (18min02, MG)
"Custo Zero", de Leonardo Pirovano (12min, RJ)
"Fábula das Três Avós", de Daniel Turini (17min, SP)
"Falta de Ar", de Érico Monnerat (21min, DF)
"Matinta", de Fernando Segtowick (20min, PA)
"O Céu no Andar de Baixo", Leonardo Cata Preta (14min59, MG)
Mostra Competitiva Digital
Curtas / Médias digitais selecionados

"Com a Mosca Azul", de Cesar Netto (15min, SP)
"Dalva", de Filipie Wenceslau (15min20, BA)
"De bem com a vida - Carlos Elias e o Samba em Brasília", de Leandro Borges (20min, DF)
"Do Andar de Baixo", de Luisa Campos e Otavio Chamorro (13min, DF)
"Entrevãos", de Luísa Caetano (19min50, DF)
"Esta Pintura Dispensa Flores", de Luiz Carlos Lacerda (20min, RJ)
"Herói", de Thiago Ricarte (20min, SP)
"Lendo no escuro", de Marcelo Pedrazzi (16min, RJ)
"My Way", de Camilo Cavalcante (7min, PE)
"Naquela Noite Ele Sonhou com Um Mar Azul", de Aristeu Araújo (20min, PR)
"Negócios à Parte", de Juliana Botelho (15min, DF)
"O Eixo", de Ricardo Movits (7min30, DF)
"O Filho do Vizinho", de Alex Vidigal (6min09, DF)
"O Gato na Caixa", de Cauê Brandão (19min59, DF)
"O Silêncio do Mundo", de Bárbara Cariry (10min, CE)
"Onde Você Vai?", de Victor Fisch (14min36, SP)
"Queda", de Pablo Lobato (14min35, MG)
"Queimado", de Igor Barradas (19min, RJ)
"Só mais um filme de amor", de Aurélio Aragão (18min, RJ)
"Tempo de Criança", de Wagner Novais (12min, RJ)
"Traz Outro Amigo Também", de Frederico Cabral (15min, RS)
"Últimos Dias", de Yves Moura (15min, RJ)
Fonte cinema uol.
Ler Mais

obesidade e desnutrição na adolescência

O excesso de peso nem sempre se traduz num bom estado nutricional. Significa apenas a ingestão de muitas calorias, mais do que somos capazes de gastar. Portanto, podemos aceitar a idéia da coexistência de um estado de sobrepeso ou mesmo obesidade e carências nutricionais, em suas mais variadas formas.
Podemos encontrar essa associação com maior freqüência em populações de baixa renda, onde o baixo custo e a praticidade do consumo dos alimentos industrializados - ricos em gordura, carboidratos e calorias - ganha a preferência sobre os alimentos naturais, que necessitam de tempo e disposição para o preparo. Resultado: entre as principais carências alimentares, estão a anemia por deficiência de ferro, vitaminas do complexo B e de cálcio.
Uma pessoa que foi subnutrida na infância e na adolescência tem uma tendência muito grande à obesidade na vida adulta, principalmente porque o organismo, acostumado a trabalhar com um número de calorias muito baixo, parece não conseguir manter um peso normal quando passa a consumir alimentos muito calóricos, como, por exemplo, refrigerantes, bolachas recheadas, frituras, chocolates e guloseimas.
Entre as classes média e alta, o grupo de maior risco são os adolescentes. Entre eles há referências de baixa ingestão de cálcio e alta ingestão de carboidratos e gorduras. Uma vez que a massa mineral óssea é formada até por volta dos 25 anos e o estirão da adolescência requer grande aporte de cálcio, esse grupo se torna vulnerável à desnutrição associada à obesidade. Um tipo de desnutrição difícil de ser diagnosticada, em virtude da coexistência da obesidade.
Ler Mais
 
Rádio Interativa Inform@rthur | by TNB ©2010 | Modificações Wanderson Martins ©2011