Boatos e fofocas são até normais em qualquer ambiente de trabalho. O problema é quando esse tipo de coisa atrapalha a produtividade da empresa. A tecnologia está aí para tentar diminuir os estragos dos linguarudos. Em São Paulo, a rede de lojas femininas Viva Allegra contratou o serviço de monitoramento por vídeo da Imagica para reforçar a segurança de seus pontos de venda.
“A gente trabalhava com uma funcionária que vivia reclamando de tudo e falava das outras pelas costas. Uma vez disse que iria abandonar o emprego”, conta Estela Nunes, uma das proprietárias de rede. “Mas em vez de chegar até nós e conversar, preferia fazer fofoca. As câmeras gravaram tudo, e pedimos à funcionária que deixasse esse péssimo hábito.”
O serviço foi instalado há um ano com 13 câmeras IP em pontos estratégicos das fofoqueiras: caixa, salão de vendas e estoque. Áudio e imagem são transmitidos em tempo real, via internet, e protegidos por senha. Com qualquer computador conectado à web, a diretoria da empresa consegue acompanhar o que acontece na loja. O sistema também já foi a solução para outro tipo de problema comum nas lojas.
“Uma vez, uma cliente disse que sua bolsa tinha desaparecido de dentro da loja. As vendedoras lhes ofereceram a opção de assistir à gravação. Percebemos, então, que ela já tinha entrado na loja sem o objeto”, relembra Estela. "Tem também cliente que reclama de que provou um par de sapatos, mas a vendedora colocou outro na caixa. Ou ainda a funcionárias que se queixam de que passaram a sua vez de atende. Agora, é só ver no vídeo quem tem a razão.”
A rede de lojas comemora agora o aumento da produtividade, um melhor atendimento aos clientes e, obviamente, menos fofoca entre os funcionários.
“A gente trabalhava com uma funcionária que vivia reclamando de tudo e falava das outras pelas costas. Uma vez disse que iria abandonar o emprego”, conta Estela Nunes, uma das proprietárias de rede. “Mas em vez de chegar até nós e conversar, preferia fazer fofoca. As câmeras gravaram tudo, e pedimos à funcionária que deixasse esse péssimo hábito.”
O serviço foi instalado há um ano com 13 câmeras IP em pontos estratégicos das fofoqueiras: caixa, salão de vendas e estoque. Áudio e imagem são transmitidos em tempo real, via internet, e protegidos por senha. Com qualquer computador conectado à web, a diretoria da empresa consegue acompanhar o que acontece na loja. O sistema também já foi a solução para outro tipo de problema comum nas lojas.
“Uma vez, uma cliente disse que sua bolsa tinha desaparecido de dentro da loja. As vendedoras lhes ofereceram a opção de assistir à gravação. Percebemos, então, que ela já tinha entrado na loja sem o objeto”, relembra Estela. "Tem também cliente que reclama de que provou um par de sapatos, mas a vendedora colocou outro na caixa. Ou ainda a funcionárias que se queixam de que passaram a sua vez de atende. Agora, é só ver no vídeo quem tem a razão.”
A rede de lojas comemora agora o aumento da produtividade, um melhor atendimento aos clientes e, obviamente, menos fofoca entre os funcionários.
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