As mulheres de baixa renda se conectam todos os dias à internet e participam ativamente de alguma rede social. Essa é a conclusão da pesquisa Etnografia Digital, desenvolvida pela Predicta e Multifocus, feita com mulheres donas-de-casa da classe C, de 25 a 49 anos.
Segundo a pesquisa, 83% delas entram na web diariamente e 86% estão em alguma rede social, como Orkut, Facebook ou Twitter. Desse total, cerca de 23% já criou alguma comunidade na rede social e 33% acham que a internet é um passatempo melhor do que a televisão.
Diante desse quadro, é fácil entender porque 78% se acham mais globalizadas por causa da web, justificando as mais de duas horas diárias de navegação admitidas por 40% delas. Confirmando o bom momento do comércio online, 26% não veem nenhum problema no e-commerce. O uso do Internet Banking é admitido por 23% delas.
O Orkut lidera a visitação desse público específico, respondendo por impressionantes 94% dos acessos à web. Chats (5%) e blogs (1%) estão bem atrás na lista de interesses das mulheres.
Mas a dedicação das donas-de-casa ao novo passatempo já fez a primeira de suas vítimas: a leitura. Cerca de 66% delas dizem que estão lendo muito menos offline, sendo que 60% sequer viitam lojas para fazer pesquisas de preços, pois tudo agora é feito online.
“Antes, analisávamos para as empresas como os internautas se comportavam dentro do site delas ou mediante campanhas. Agora mostramos como eles interagem com todo o universo online e o que pensam dele”, explica Claudia Woods, diretora de serviços da Predicta.
Segundo a pesquisa, 83% delas entram na web diariamente e 86% estão em alguma rede social, como Orkut, Facebook ou Twitter. Desse total, cerca de 23% já criou alguma comunidade na rede social e 33% acham que a internet é um passatempo melhor do que a televisão.
Diante desse quadro, é fácil entender porque 78% se acham mais globalizadas por causa da web, justificando as mais de duas horas diárias de navegação admitidas por 40% delas. Confirmando o bom momento do comércio online, 26% não veem nenhum problema no e-commerce. O uso do Internet Banking é admitido por 23% delas.
O Orkut lidera a visitação desse público específico, respondendo por impressionantes 94% dos acessos à web. Chats (5%) e blogs (1%) estão bem atrás na lista de interesses das mulheres.
Mas a dedicação das donas-de-casa ao novo passatempo já fez a primeira de suas vítimas: a leitura. Cerca de 66% delas dizem que estão lendo muito menos offline, sendo que 60% sequer viitam lojas para fazer pesquisas de preços, pois tudo agora é feito online.
“Antes, analisávamos para as empresas como os internautas se comportavam dentro do site delas ou mediante campanhas. Agora mostramos como eles interagem com todo o universo online e o que pensam dele”, explica Claudia Woods, diretora de serviços da Predicta.
Por Fernando Souza Filho
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